Fortes trovões assustam moradores e causam sensação de tremor de terra em Nova Fátima


O trovão que abalou diversos casas da cidade assustou a população, estremeceu janelas, portas e disparou até alarmes de veículos.

A chuva que veio acompanhada da descarga elétrica surpreendeu a moradora da Avenida Landulfo Alves, Hilda Cordeiro. " Quem viu a terra tremer duas vezes de noite? ” Perguntou a moradora em redes sociais. De acordo com relatos, janelas e portas de casa tremeram. “Meu filho que estava dormindo acordou assustado e eu também fiquei com medo. Acho que tudo durou uns 15 segundos", conta uma jovem que diz nunca ter visto coisa parecida.

Para a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologista (INEP), Marlene Leal, uma frente fria que já era esperada na região, possibilitou maior instabilidade do tempo. Nuvens baixas com característica de tempestade — provocando relâmpagos e trovoadas. No domingo o aquecimento e a umidade relativa do ar foram altos e dando desconforto devido ao forte calor. Nova Fátima foi um grande exemplo onde apresentou a maior temperatura deste domingo (35,5°C)", informou Marlene Leal.


Apesar do susto que causou em muitas pessoas, não houve registro de estragos provocados pelos trovões.


Os raios e trovões são fenômenos que sempre ocorreram em nosso planeta e que antigamente eram associados a ações de deuses, como Zeus, para os gregos, e Thor, para a mitologia nórdica. Veja quais são os processos físicos envolvidos na formação desses fenômenos:

Raios


Os raios são formados a partir da eletrização de nuvens muito altas, que pairam a cerca de 4 km do solo e chegam a possuir 12 km de espessura. O movimento intenso de massas de ar no interior das nuvens gera atrito entre moléculas de água e gelo, causando a eletrização da nuvem, que terá as cargas elétricas separadas de modo que a sua base e o topo possuirão cargas elétricas de sinais opostos.

À medida que o acúmulo de cargas nas extremidades da nuvem cresce, a diferença de potencial (ddp) entre essas regiões torna-se cada vez maior, ao ponto de o ar entre as camadas superior e inferior da nuvem ser ionizado e conduzir corrente elétrica. Nesse momento dizemos que a rigidez dielétrica do ar, que é um tipo de isolante elétrico, foi rompida e uma enorme descarga elétrica é criada.
A descarga elétrica criada pode viajar entre a nuvem e a Terra. Nesse caso, qualquer corpo em destaque no solo, como morros, pessoas de pé, árvores, prédios, antenas, etc., pode ser utilizado como ponto de contato.

Curiosidade

O Brasil é um dos países mais atingidos por raios no mundo e apresenta uma taxa média de 50 milhões de raios por ano!

Trovões

No momento em que os raios são criados, eles geram aumento significativo de temperatura, aquecendo o ar em suas proximidades. Essas massas de ar aquecidas expandem-se e chocam-se com massas de ar frio, gerando um estrondo intenso denominado de trovão.


Como a velocidade de propagação da luz é muito superior à velocidade de propagação do som no ar, sempre perceberemos o raio primeiro e só posteriormente ouviremos o trovão.


Fonte Goby Rios
Fortes trovões assustam moradores e causam sensação de tremor de terra em Nova Fátima Fortes trovões assustam moradores e causam sensação de tremor de terra em Nova Fátima Reviewed by VR14 on 16:11 Rating: 5

Destaque

Muita tradição e fé na Semana Santa em Mairi