Secretário de Saúde confirma primeiro caso de coronavírus em Feira de Santana


O Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas Boas, acabou de publicar em seu Twitter que a Bahia tem seu primeiro caso confirmado de Coronavírus . Trata-se de uma mulher de 34 anos, que reside em Feira de Santana. Segundo o secretário, ela retornou da Itália no dia 25 de fevereiro.
“Comunico a confirmação do primeiro caso IMPORTADO do novo coronavírus (Covid-19) na Bahia, nesta sexta-feira (6). Trata-se de uma mulher de 34 anos, residente na cidade de Feira de Santana, que retornou da Itália em 25 de fevereiro”, publicou o secretário na rede social.
O secretário publicou também que a paciente encontra-se em casa, em Feira, “assintomática, com orientação de permanecer em isolamento, adotando as medidas de precaução de contato”. Segundo Fábio Vilas Boas, o monitoramento é realizado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com a vigilância municipal de Feira de Santana.
“Importante ressaltar que não há qualquer motivo para pânico. Esse é um vírus que causa quadro gripal, assim como diversos outros já existentes. Em verdade é até menos letal que o H1N1”, disse o secretário.
Comitê em Feira
A Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom) informou ao Acorda Cidade que, após a confirmação do primeiro caso de Coronavírus em Feira de Santana, a Prefeitura Municipal vai instalar um comitê hoje, às 16h no gabinete do prefeito Colbert Martins para definir as ações referente a doença na cidade.
Notificações de Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que, de janeiro até às 17 horas de ontem (05), a Bahia “registrou 73 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo 21 excluídos por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde, 29 foram descartados laboratorialmente e 23 aguardam análise laboratorial”. 
Segundo a secretaria, os municípios notificantes foram Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jacaraci, Jequié, Lauro de Freitas, Lençóis, Salvador, Sant Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas, Tucano e Vitória da Conquista. Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com os Cievs municipais.
Em seu boletim diário, publicado sempre às 17h, a Sesab sempre pontua que “o paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades primárias de atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital. Os casos graves devem ser encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.”

Assista o pronunciamento do secretário:


Fonte Acorda Cidade
Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação