15 vezes mais barato, respirador desenvolvido na USP passa em testes com humanos


O ventilador pulmonar emergencial criado por um grupo de engenheiros da Escola Politécnica (Poli) da USP foi aprovado em testes técnicos e agora será enviado para aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O equipamento supre a necessidade de respiradores durante a pandemia do coronavírus, pode ser fabricado em duas horas e custa 15 vezes menos que os aparelhos comerciais mais baratos.

Os testes com humanos foram feitos com quatro pacientes nas dependências do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas (HC) da USP, entre 17 e 19 de abril. O respirador foi aprovado em todos os modos de uso, não havendo nenhum problema com os pacientes utilizados.

“O objetivo era ter medidas na frequência da respiração do paciente, para permitir a sincronização do fornecimento de oxigênio do aparelho com a frequência respiratória. Foram testadas várias frequências respiratórias, porque havia controle das variáveis, tais como pressão e vazão”, explica o professor Guenther Krieger Filho, coordenador do Laboratório de Diagnóstico Avançado de Combustão da Poli.

Fonte BN
Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação