Riachão tem alta de quase 190% de casos de covid-19 após o São João


Mesmo com o cancelamento das festas juninas em todo o estado, ainda teve gente que pegou estrada rumo às cidades do interior. Nesta quinta-feira (9), pouco mais de duas semanas após o São João, o secretário estadual de saúde, Fábio Vilas-Boas, mostrou o resultado deste fluxo: a curva de casos de covid-19, que vinha estabilizando, voltou a subir drasticamente na Bahia. Em Riachão do Jacuípe, o fenômeno também foi observado.
Em 21 de junho, data em que costuma começar as comemorações, o território jacuipense tinha 46 pessoas infectadas pela nova doença. Passados 15 dias, que é o tempo médio que leva para a doença se manifestar, a cidade pulou para 133 casos em 6 de junho, um aumento de 189%.
Só para termo de comparação, a situação antes da data comemorativa também não era otimista, mas a taxa de aumento estava mais baixa. Em 7 de junho, quinze dias antes do São João, o município tinha 20 casos, pulando para os ditos 46 casos em 21 de junho, um aumento de 130% entre estas semanas.
Conforme dados do boletim municipal desta quinta-feira, Riachão já acumula 136 casos confirmados de covid-19, sendo que 90 pessoas já estão recuperadas e duas acabaram morrendo. Isso significa que 46 ainda estão com o vírus ativo.
Através do Twitter, o governador Rui Costa escreveu: “O efeito São João, como previmos, é motivo de grande preocupação porque ampliou a atuação do vírus do interior da Bahia. Nós antecipamos o feriado junino, mas muita gente não resistiu, viajou para o interior para comemorar a nossa maior festa. Uma pena, mas não adianta lamentar”.
Por Hilza Cordeiro
Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação