Secretaria de Educação de Serra Preta realizará seminário virtual para os profissionais da educação municipal




SEMINÁRIO VIRTUAL PARA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE SERRA PRETA;
EDUCAÇÃO EM TEMPOS REMOTOS: CUIDAR DE SÍ E CUIDAR DO OUTRO

Com a pandemia de coronavírus evolução e interiorização de casos da COVID-19,   nossa rotina pessoal e profissional se alterou, temos enfrentado inúmeras dificuldades para ajustar nossa vida pessoal e social com o “novo normal”, que tem gerado impactos negativos  na saúde, na economia e na educação. Tentando minimizar os efeitos da pandemia os profissionais da educação encontraram como única alternativa possível para não interromper suas atividades, o ensino remoto emergencial.

O ensino remoto emergencial não substitui o presencial, mas a ausência dele prejudica muito mais nossas crianças e jovens estudantes, atrasaria vidas e prejudicaria o futuro. A equipe pedagógica da Secretaria de Educação de Serra Preta atuou de forma rápida no planejamento desta  ação e  iniciou o ensino remoto, modalidade emergencial,  que de certa forma não só contribui para a vida estudantil, mas também pode assegurar o exercício profissional de nossos(as) educadores(as), justificando nossa missão e nossos vencimentos monetários. É importante garantir a atividade de nossa profissão,  tendo em vista às instabilidades do MEC – Ministério da Educação e às ameaças através de votações de Propostas de Emendas Constitucionais (PEC), que são noticiadas pela mídia com cláusulas de possíveis redução de salários, inclusive de funcionários públicos com estabilidade. 


Com a finalidade de promover um diálogo democrático a Secretaria de Educação do Município de Serra Preta realizará o Seminário Virtual  -  Web Conferência com o tema: “Educação em Tempos Remotos: cuidar de sí e cuidar do outro”, que acontecerá nos dias 23 e 28 de julho de 2020. 


No primeiro dia, 23/07 (quinta-feira) teremos um diálogo com o Prof. Dr. Antônio Mateus Soares, sociólogo, pesquisador da educação, autor de livros, capítulos e artigos científicos, além de ter opinião presente na mídia televisiva e escrita do nosso Estado. Além disso, o sociólogo é filho de Serra Preta, fez sua educação básica no município e tem acompanhado os efeitos da pandemia no país. Inclusive realizou voluntariamente o projeto “Conexão Solidariedade in Live Serra Preta”, que mobilizou inúmeros profissionais do município da área de saúde, educação, cultura, assistência social, segurança pública e até mesmo do campo religioso para emitirem mensagens de prevenção e acolhimento.  


No segundo dia, 28/07 (terça-feira), à continuidade do diálogo terá além da presença do sociólogo, a presença da psicóloga clínica – Dra. Danúbia Azevedo - Especialista em Saúde Coletiva, que falará sobre: “Sentimentos e percepção dos professores diante da Pandemia.” E do médico psiquiatra – Dr. Victor Pablo da Silveira, pesquisador no âmbito da saúde mental que falará sobre: “Estresse, Tédio e Desesperança: prevenção ao adoecimento mental na pandemia”. 


Participem! A iniciativa longe das formulações baseadas no “capacitismo” se estabelece como um momento de diálogo, formação conjunta e vinculação.  



Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação