Terremoto é registrado na Região Metropolitana de Fortaleza; "susto", diz geofísico


Um terremoto de magnitude 2,5 na escala Richter, foi registrado nesta última terça-feira (7/7), na Região Metropolitana de Fortaleza, no Ceará. O fenômeno foi identificado pelo Laboratório Sismológico (LabSis), na divisa dos municípios de Chorozinho e Cascavel.

Apesar do susto de alguns moradores, o geofísico Marcos Ferreira disse, à emissora CNN, que se tratou de um evento de baixa magnitude e sem grandes riscos. "Ele não causa nenhum tipo de danos a grandes estruturas, mas é mais um susto que a população vem a sentir", explicou o especialista, que atua no Serviço Geológico do Brasil. Ainda segundo ele, tremores desse tipo ocorrem com frequência na região Nordeste. "É a região sismicamente mais ativa do país", disse.

Conforme esclareceu Ferreira, existem diversas 'falhas' na região Nordeste, que ainda estão ativas, e que podem acumular 'estresse' e, por isso, a liberação na forma de eventos sísmicos. O geofísico afirmou também que esse nivel de ativação de falhas não é encontrado em outras regiões do país, e que a maioria daqueles que ocorrem tem baixa magnitude. 

"Às vezes [as pessoas] nem sabem que estão ocorrendo", disse, explicando que os registros são feitos em equipamentos espalhados pelo Brasil. O maior tremor de terra já registrado no país foi no Mato Grosso do Sul, em 1955, que pontuou 6 graus na escala Richter.

Fonte Aratu ON 
Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação