Operação policial apreende 39 aves silvestres em Riachão.



Uma operação policial apreendeu 39 aves silvestres que estava sendo criadas irregularmente, em Riachão do Jacuípe, cidade a cerca de 200 Km de Salvador, na sexta-feira (15). Alguns dos animais estão ameaçados de extinção.


De acordo com a polícia, após informações colhidas por servidores da Delegacia de Criação de Animais Silvestres em Cativeiro, foram pedido mandados de busca e apreensão nos locais indicados, que foram deferidos pela Justiça.


De posse dos mandados e após alinhamento com a Secretaria de Meio Ambiente do município, a equipe de Investigadores foi até os locais e realizou a apreensão das aves silvestres. Além disso, uma pessoa que estava no local foi conduzida à delegacia, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência.


As aves foram entregues à Secretaria de Meio Ambiente. A prefeitura informou que, no total, foram apreendidos:

1 jacú

3 perdizes

4 pombas verdadeiras

4 juriti

2 soldadinhos

1 canário da terra

1 culeiro

3 cardeais

10 trocás

1fogo-pagou

4 rolas brancas

4 rolas de caldo de feijão

1 aracuã

A administração municipal destacou que as aves foram encaminhadas para um viveiro, enquanto as providências legais são tomadas, e que o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hidrícos (Inema) será acionado para definir o procedimento adequado de soltura dos animais.


Ainda de acordo com a prefeitura de Riachão do Jacuípe, a biológa Jacqueline de Oliveira acompanhou a entrega dos animais. “São animais que não aparentam maus tratos. Mas vamos identificar as espécies e dar os encaminhamentos necessários”.

Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação