Cesol Bacia do Jacuípe abre comemorações dos 08 anos com homenagem ao Dia da Mulher


 Nesta segunda-feira, (8) de março (Dia internacional da Mulher), a Rede Pintadas deu início à série de comemorações pelos oito anos do Centro Público de Economia Solidária da Bacia do Jacuípe. Para abrir a programação foi realizado o Workshop virtual “Mulheres e Economia Solidária: partilhando saberes para o bem viver e a transformação social”, que teve a presença de lideranças feministas que atuam em diversos espaços na promoção e defesa da Economia Solidária.

Participaram do workshop a vereadora e representante da Rede Pintadas e do Cesol BJ, Neia Bastos; a deputada estadual Neusa Cadore, relatora da Lei da Economia Solidária da Bahia; a presidente da Unisol, Anne Sena; e a professora da Uneb, Ronalda Barreto. A mediação foi da apresentadora da TV Kirimurê, Dina Lopes.


 Com o tema geral “08 anos de Cooperação e Articulação no Território Bacia do Jacuípe”, a Rede Pintadas pretende realizar diversas atividades até o mês de maio para celebrar e discutir os impactos da implantação da política territorial da Economia Solidária, bem como avançar na consolidação desse modelo de desenvolvimento e inclusão socioprodutiva. A programação conta com Workshops, Vitrine da Economia Solidária, Lançamento de produtos saudáveis, atrações culturais, dentre outras atividades, que acontecerão no formato virtual em razão da pandemia. 


De acordo com a coordenadora do Cesol Bacia do Jacuípe, Solange Paixão de Jesus Oliveira, nada mais simbólico do que iniciar esse calendário destacando a força e a participação das mulheres, que formam a maioria dos empreendimentos assessorados.

 

História – Gerido pela Rede Pintadas, o Cesol Bacia do Jacuípe foi o primeiro Centro Público de Economia Solidária implantado no interior da Bahia. Trata-se de um espaço multifuncional ligado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre/Ba), que atua para a promoção e fortalecimento da política de economia solidária. O Centro desenvolve ações diversas como formação, assistência técnica, divulgação, comercialização, dentre outras, contribuindo com o desenvolvimento sustentável da região.

 

Ao longo dos oitos anos, o Cesol Bacia do Jacuípe já atendeu mais de 128 empreendimentos econômicos solidários, contribuindo na formação sobre consumo consciente e responsável, melhoria dos produtos, criação da identidade visual e acesso aos mercados, dentre outras ações. Através da realização e participação nas feiras, vem oportunizando a divulgação e comercialização das diversas cadeias produtivas da região, além de promover trocas de experiências e acesso a equipamentos e linhas de crédito como o Fundo Rotativo Solidário e o Projeto de Redes.

  

Com a pandemia da Covid-19, o Cesol vem também contribuindo para o apoio às famílias em situação de vulnerabilidade. Em 2020, coordenou a compra e doação de 4.440 kits de alimentos oriundos da Economia Solidária, iniciativa do Governo do Estado da Bahia, com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza – FUNCEP, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE). Também coordenou grupos de mulheres do Território para confecção de máscaras artesanais de proteção que foram distribuídas para pessoas carentes.

 

Mais informações:

75 – 9 8195-3361

71 -98137-0393








Cesol Bacia do Jacuípe abre comemorações dos 08 anos com homenagem ao Dia da Mulher Cesol Bacia do Jacuípe abre comemorações dos 08 anos com homenagem ao Dia da Mulher Reviewed by Jorge on 18:08 Rating: 5

Destaque

Muita tradição e fé na Semana Santa em Mairi