Ato de combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é realizado em Rafael Jambeiro.

 


A Prefeitura de Rafael Jambeiro, através da Secretaria de Assistência Social, realizou na terça-feira (18), diversas ações de conscientização e prevenção ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.


As ações fazem parte da campanha “Faça Bonito”, do Governo Federal, que tem como objetivo destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças, a campanha acontece todos os anos, em 18/05, porque neste dia, em 1973 um crime bárbaro chocou o Brasil.


Entenda: 

Com apenas oito anos de idade, Araceli Cabrera Sanches foi sequestrada em 18 de maio de 1973. Ela foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. O caso foi tomando espaço na mídia. Mesmo com o trágico aparecimento de seu corpo, desfigurado por ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória (ES), poucos foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.


Apesar da cobertura da mídia e do especial empenho de alguns jornalistas, o caso ficou impune. Araceli só foi sepultada três anos depois. Sua morte ainda causa indignação e revolta.



Em Rafael Jambeiro, a equipe da secretaria , realizou panfletagem e uma pequena caminhada, já que em função da pandemia, não foi possível esse ano, fazer uma convocação maior, mesmo assim, a caminhada percorreu diversos pontos da cidade com inúmeras reflexões sobre o assunto, bem como a importância de todos serem agentes de proteção quando for identificado algum sinal de abuso ou exploração sexual de crianças ou adolescentes, levando a comunidade a entender que esta causa precisa ser um compromisso de todos.


O evento também contou com o apoio do Conselho Tutelar, CREAS E CRAS.

Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação