Sicoob Sertão


Câmara de Pintadas aprova Lei da Economia Solidária em primeiro turno

 


A Câmara Municipal de Pintadas aprovou nesta terça-feira (30), em primeiro turno, o Projeto de Lei que dispõe sobre a criação da Politica Municipal de Economia Solidária. A iniciativa, apresentada pela bancada de vereadores do governo, foi aprovada por unanimidade, e atende ao pleito do Centro Público de Economia Solidária da Bacia do Jacuípe e empreendimentos da economia solidária. A atividade contou com a presença da técnica da Superintendência Estadual de Economia Solidária (SESOL), Sílvia Bahia, que parabenizou o compromisso do município e destacou a importância da lei. 


Desde abril, o Cesol BJ tem articulado a Campanha Território Solidário com o objetivo de sensibilizar gestores municipais para a estruturação de políticas públicas e programas locais de apoio à economia solidária, como ferramenta de apoio aos trabalhadores e trabalhadoras, geração de renda, autonomia econômica e promoção do desenvolvimento sustentável. 




“O processo de municipalização é uma forma de o município  fomentar, capacitar e incentivar a participação dos empreendimentos da economia solidária, apoiando os diversos setores econômicos, cultural e social através dos marcos legais e dos conselhos municipais”, defende a coordenadora do Cesol, Solange Paixão. Ela afirma ainda que é preciso construir processos alinhados com o atual paradigma das redes, municipais e territoriais, de produção e comercialização, a partir da apropriação das tecnologias de informação e comunicação.


A deputada Neusa Cadore, relatora da Lei Estadual de Economia Solidária, celebrou a notícia. “Pintadas tem uma história de organização socioprodutiva e o marco legal será mais um importante passo para consolidar todo o trabalho já realizado, para gerar mais renda para as famílias e promover o desenvolvimento sustentável”. Neusa afirmou ainda que, neste ano em que a política estadual completa 10 anos, é motivo de alegria acompanhar a efetivação do processo de municipalização na Bahia.

Câmara de Pintadas aprova Lei da Economia Solidária em primeiro turno Câmara de Pintadas aprova Lei da Economia Solidária em primeiro turno Reviewed by VR14 on 08:12 Rating: 5

Destaque

Muita tradição e fé na Semana Santa em Mairi