Sicoob Sertão


Moradores de Serra Preta organizam protesto contra taxa de iluminação pública

 


Os moradores de Serra Preta, município a 54,3 km de Feira de Santana, realizam no próximo sábado (29), um protesto contra a Lei nº 590/2021 que institui a Contribuição de Iluminação Pública (CIP) na cidade. A concentração para o ato começa às 8h, na Feira do Bravo. A convocação é do grupo Mudança de Verdade, formado pela sociedade civil, através do Comitê Popular Não a CIP.

 


No município, o projeto da Contribuição de Iluminação Pública foi encaminhado pelo prefeito atual, Franklin Leite (DEM), e aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores em 2021, causando muita polêmica entre a população.


 

"Não bastasse a alta da inflação e dos impostos, é um absurdo que os cidadãos de Serra Preta também tenham que pagar a nova taxa de iluminação. Percebemos a revolta dos moradores com esse aumento na conta de energia, e o prefeito precisa voltar atrás", disse Igor Almeida, cidadão serrapretense.


 

Na nova tabela, a cobrança começa a partir de 51 kwh para as residências, comércios e setor rural. Segundo a Lei, ficam isentos da Contribuição, os consumidores da classe residencial, não residencial e rural com consumo até 50 KWh.


 

De acordo com o Artigo 1º da Lei nº 590/2021, a Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública compreende as despesas com o consumo de energia para a iluminação de vias, logradouros e demais bens públicos de uso comum, além da instalação, manutenção, melhoramento e expansão/modernização da rede de iluminação pública municipal.



Fonte BN

Moradores de Serra Preta organizam protesto contra taxa de iluminação pública Moradores de Serra Preta organizam protesto contra taxa de iluminação pública Reviewed by VR14 on 10:35 Rating: 5

Destaque

Muita tradição e fé na Semana Santa em Mairi