O Artista baiano VALDIR ROCHA lança o novo Videoclipe CANTIGA DO LICURI 2


O guitarrista baiano Valdir Rocha lança o seu novo Videoclipe oficial CANTIGA DO LICURI 2 de sua autoria e dá sequência à valorização da palmeira Licuri que foi o seu foco principal no videoclipe anterior, a Cantiga do licuri. Dessa vez a direção de fotografia ficou por conta de Eder Carlos Rios; Pós-graduado em Audiovisual e bacharel em Comunicação Social. Fio produzido pela SINC Produções e conta com as parcerias: Flyson Custom Guitars, Paulo Moura Custom Bag e o VR14. A mixagem e masterização feitas no Valdirstudio e teve a participação dos auxiliares de mixagem: Netto Cerqueira e Leonardo Santos.


A música CANTIGA DO LICURI foi composta dando sequência a CANTIGA DO LICURI parte 1, trazendo o encontro da cultura regional com a cultura mundial. Fusão da música rural e folclórica (cantiga de roda, batuque, chula, Piega) com o rock/metal instrumental, ritmos mundialmente conhecidos. 


A parte cantada da música foi gravada por mulheres cantadeiras de roda com a letra fundamentada na planta nativa LICURI onde tradicionalmente fazem cantigas de roda, versos e rimas em torno dos benefícios que a palmeira traz enquanto trabalham gerando utensílios para renda familiar e alimentos para o consumo humano e animal.


Também foram convidados sambadores regionais para gravarem a parte instrumental como normalmente é a tradição da música rural, usando instrumentos percussivos rústicos tais como: Pandeiro de Couro e Madeira, Pratos de esmalte e Colher, Cuia e Graveto, Palmas com as Mãos e também usam Violões, Violas de 12 cordas, Cavacos para fazerem harmonias e solos. A parte Fusion, Rock e Metal foi produzida e gravada por Valdir Rocha em seu próprio home studio, com foco maior na parte instrumental guitarrística. Na primeira parte tem letra, onde foi cantada por mulheres do movimento da cantoria de roda, e também guitarra instrumental. Sendo que nessa segunda parte, tem apenas um refrão com o trecho da letra.


Videoclipe CANTIGA DO LICURI parte 2:


Letra também de autoria do guitarrista:

O licuri é planta da nossa região, pra comer bom licuri, venha cá pro meu sertão.

        Vem cá pra roda, segure a mão aqui, traga a sua pedra pra quebrar o licuri.

Do licuri faz leite, faz doce faz cocada, faz esteira bonita e também chapéu de palha.

        Vem cá pra roda, segure a mão aqui, traga a sua pedra pra quebrar o licuri.

Se a seca apertar e o chão virar pó, a gente não passa fome, licuri eu faço bró.

        Vem cá pra roda, segure a mão aqui, traga a sua pedra pra quebrar o licuri.


A realização do videoclipe CANTIGA DO LICURI parte 1 (e trecho da parte 2) teve a direção de: Jorge Henrique; Direção de Fotografia: Leandro Mendes; Montagem e finalização: Leandro Mendes; Roteiro: Valdir Rocha, Jorge Henrique e Leandro Mendes; Operadores de Câmera: Hércules Guthierrie, Dell Brandão e Leandro Mendes; Imagens Aéreas: Jorge Henrique e Hércules Guthierrie; Assistentes de Câmera: Ralf Mendes e Diogo Souza; Making Of: Ivanildo Júnior; Assistentes de Produção: Agnaldo Cerqueira e Jadson Almeida; Still: Juleilson Carneiro. 


Cantadeiras de Roda: Miranilde Rios, Delma Cerqueira, Carminha Miranda, Carmélia, Cigarrinha.


Elenco: Maria da Glória, Miranilde Rios, Delma Cerqueira, Carminha Miranda, Izaldite Reis, Dinha, Derenice Fernandes, Ivanete Fernandes, Salvadora Rocha, Rosemeire Andrade, Neide, Xuxú Beleza, Juli, Kleuma, Dinha de Dí, Edvaldo Pereira, Otávio Pereira, Dó Sambador, Garrincheu, Cudinha, Dário da Viola, José Docha, Agnaldo Cerqueira, Nego da Viola, Tonhão Rios, Diego, Paulo e Bagaceira, Dinho de Dadá, Nadinho Rocha, Marcos Jesus, Carlão.


“Agradecemos à Deus pela oportunidade de estarmos vivos nessa fase complicada no Brasil e no mundo e poder está realizando um trabalho diferenciado, aos familiares, Joilma Rios, Lara e Estela, aos familiares da Dona Naza (in memorian) e Sr. Hermes da fazenda Pedrinhas e aos Labutadores e Labutadoras que direto ou indiretamente colaborou neste grande projeto”. Salienta o artista Valdir Rocha.

Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação