COOAP entrega mais de 200 mil mudas de palmas a agricultores de Nova Fátima

 
Nesta quinta-feira (27) a cidade de Nova Fátima recebeu da COOAP (Cooperativa Agroindustrial de Pintadas) a entrega de 200 mil mudas de palmas, que foram destinadas aos agricultores familiar do município.

Na ocasião estiveram presente o prefeito Adriano Pereira, o vice Assis Porto, o presidente da COOAP Gerinelson Lima, o secretário da agricultura Adrianinho, a deputada estadual Neusa Cadore, o deputado federal Robison Almeida, além dos vereadores Saulo Rios e Landinho.

A entrega de mudas de palma, tem como objetivo apoiar os agricultores familiares na produção de alimentos para o rebanho, principalmente em períodos de estiagem, já que hoje a forrageira se tornou o principal alimento dos animais no semiárido baiano.

Em entrevista ao VR14 o prefeito Adriano Pereira falou sobre a parceria com o governo do estado, e sobre os benefícios que as 200 mil mudas vai trazer a população.
"Já é uma grande iniciativa do governo do estado enxergar as lacunas fragilizadas da nossa região, essa parceria sem dúvidas vai trazer um benefício enorme para todos que vivem da agricultura, que lutam diariamente com o clima difícil da nossa região, e essas 200 mil mudas, que estão sendo entregues para o plantio, vão com certeza dá um apoio maior a toda essa gente." Disse Adriano.

Segundo o vice-prefeito Assis Porto, a palma auxilia e ajuda os agricultores durante o período de estiagem.
" A palma vem para ajudar a esses trabalhadores rurais durante o tempo seco, ajudando a manter a produtividade de leite, e manter o animal em condições boas, ainda mais em nosso município que sofre tanto com o clima da seca." Afirmou o vice-prefeito.

O vereador Landinho como pequeno agricultor familiar disse vivenciar as dificuldades e as lutas de perto.
" O meu mandato trabalha encima da busca de melhora na vida do agricultor familiar, agente da terra sabe a importância que essa palma tem em nossas vidas, na vida de quem busca seu sustento através da agricultura, hoje as pessoas saem felizes daqui, com a esperança de não ter que ver mais seus animais morrerem vítima da estiagem." Finalizou.

 O vereador Saulo Rios continuou dizendo que muitas pessoas sofrem devido à seca, e espera que agora esses agricultores consigam passar por esse tempo de estiagem sem sofrimento.
 "Espero que essas pessoas consigam passar pela estiagem sem dor e sofrimento, essas palmas que estão sendo entregues são para isso, para proporcionar aos agricultores esperança." 

Para o secretário da agricultura Adrianinho a planta que mais se adéqua ao clima da região é a palma, e espera mudar o modo de pensar dos agricultores.
 "Ainda hoje alguns agricultores tem a ideia de que a palma atrapalha os animais, porém experiências mostram que a palma auxilia os animais, e o seu desenvolvimento fora que a planta se adéqua ao tempo, então nossa orientação é que esses agricultores plantem a palma, assim eles terão mais a ganhar do quê a perder de fato." Ressaltou o secretário do município.

Para o deputado federal Robison Almeida garantir a sobrevivência dos animais nos períodos de grande estiagem é de extrema importância, e a palma tem o potencial nutritivo para esse fim.
"A palma ela tem um potencial nutritivo incrível para preservar o rebanho e fazer com que o produtor e a produtora tenha renda a partir da comercialização dos próprios animais e vira uma forma importante de sobrevivência para essa população atingida por longos períodos de seca." Concluiu.

Dona Dilza é uma das centenas de agricultores (as) contempladas, e para ela receber  as mudas de palma é um motivo de grande felicidade.
"Agente agradece a todos que fizeram isso acontecer, essa palma não vai ajudar só a mim, mas a todos, agora vou conseguir ter uma reserva maior para poder dá aos animais. a verdade é, que temos que ter palma." Afirmou a agricultora.

A ação que está sendo desenvolvida em vários municípios da Bacia do Jacuípe, tem o apoio do Governo Estadual através da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural), CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional) e a SUAF(Superintendência de Agricultura Familiar ). 

Abaixo fotos:



























   
















































Da redação do VR14
Eduarda Venezuela com fotos de Dell Brandão

Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação