Encontro do GT de Cultura da Bacia do Jacuípe discute ações para o fortalecimento do setor


Nesta sexta feira 10 de fevereiro, gestores, produtores e artistas da Bacia do Jacuípe, reuniram-se na cidade de Capim Grosso, com o objetivo de discutir e propor ações com foco em uma política regional de cultura, para o fortalecimento do setor e suas diversas vertentes. 

Dentre os assuntos discutidos, estava a realização da 2ª edição do festival de música Canto do Jacuípe, que acontecer
á nos dias 29 e 30 de abril, em Várzea do Poço, uma realização do produtor cultural Rubens França em parceria com o Consórcio Jacuípe, que conta com o  apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).



Outro tema dialogado foi o programa Municípios Culturais, uma ação baseada na soma de forças do Governo da Bahia com os municípios baianos para fortalecer o setor cultural em todo o estado. Onde pretende-se investir na consolidação do Sistema Estadual de Cultura e na realização de ações culturais estruturantes, além de visar potencialização da gestão cultural que está na rotina mais próxima dos cidadãos de todos os territórios baianos.

Em entrevista ao VR14, a representante territorial da Secult, Telma Guimarães disse que é necessário uma maior participação dos gestores públicos nessa discussão.
"Nós temos no Território uma classe artística extremamente rica e o problema está nas possibilidades que são abertas para que os artistas mostrem seu trabalho, e quando a gente vai para o campo do apoio das prefeituras a gente ver uma defasagem muito grande, e por isso estamos priorizando uma discussão junto aos prefeitos para trazê-los  para essa roda do Grupo de Trabalho de Cultura e a gente discutir cultura de uma forma mais técnica para que  as ações culturais venham ser fomentadas." Afirmou  Telma.

Veja a matéria em vídeo:









































Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação