PUBLICIDADE

Igreja Católica de Pintadas realiza encontro de preparação para a Campanha da Fraternidade 2017



No domingo 19 de fevereiro, dezenas de fieis reuniram-se no Salão Paroquial, da Igreja Católica de Pintadas em um encontro de preparação para Campanha da Fraternidade 2017. Este ano a campanha aborda a preservação ambiental com foco nos biomas; Pampa, Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado, Caatinga e Amazônia.

Em Pintadas foram apresentados cada bioma e suas peculiaridade, além do estado em que se encontra cada um, os quais vem sofrendo com a degradação feita pelas ações humanas.

A  atividade ainda contou com a participação de Thais Corral coordenadora geral do Projeto Adapta Sertão, o qual atua em Pintadas  e na Bacia do Jacuípe a 10 anos, promovendo a disseminação de novas tecnologias e conhecimento para meio rural, com foco em ações voltadas para preservação da Caatinga.


A Campanha da Fraternidade 2017 terá início em todo Brasil dia 1º de março. Com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação”, a iniciativa traz uma reflexão sobre o meio ambiente e sugere uma visão global das expressões da vida e dos dons da criação de Deus.

A Campanha da Fraternidade é marcada pelo empenho de todos em favor da solidariedade e fraternidade, sempre abordando temas atuais, que a cada ano propõe uma transformação social, partindo das comunidades, seja ela em desafios sociais, econômicos, culturais e até mesmo religiosos, que nos convida a vivenciar três momentos de fé: ver, julgar e agir.

Para despertar o desejo em pessoas de boa vontade a colocar em prática as propostas cristãs como estender a mão a quem mais precisa, engajamento político e um comprometimento com a vida em sociedade, a CF é um convite à conversão pessoal e social, dos cristãos e não cristãos, para cultivar e cuidar da criação.

Entre as ações concretas estão: o aprofundamento de estudos, debates, seminários e celebrações nas escolas públicas e privadas sobre a temática abordada pela CF. O fortalecimento das redes e articulações, em todos os níveis, também é proposto com o objetivo para suscitar uma nova consciência e novas práticas na defesa dos ambientes essenciais à vida. Além disso, o subsídio da CF chama atenção para a necessidade de a população defender o fim do desmatamento para todos os biomas e sua composição florestal.

No campo político, a CF incentiva a criação de um Projeto de Lei que impeça o uso de agrotóxicos. Também indica que combater a corrupção é um modo especial para se evitar processos licitatórios fraudulentos, principalmente, aqueles que tem como consequência enchentes e secas que acabam sendo mecanismos de exploração e desvio de recursos públicos.

No texto-base da CF 2017, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) destaca a importância que cada comunidade, a partir do bioma em que vive e em relação aos povos originários desses biomas, faça o discernimento de quais ações são possíveis, e entre elas quais são as mais relevantes e de impacto positivo e duradouro.

Papa Francisco proferiu uma mensagem no Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação em que ressalta que pretende renovar o diálogo sobre os sofrimentos que afligem os pobres e a devastação do meio ambiente: “A criação é obra amorosa de Deus confiada a seus filhos e filhas. Nossa Senhora Mãe de Deus e dos homens acompanhará as comunidades e famílias no caminho do cuidado e cultivo da casa comum no tempo quaresmal”.

BIOMAS – Pode-se Definir Bioma como um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Um bioma é caracterizado por um tipo principal de vegetação, sendo que em um mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação. Os seres vivos vivem de forma adaptada às condições da natureza (vegetação, chuva, umidade, calor, etc) existentes.

A baixo fotos do encontro



















Da redação do VR14
Jorge Henrique 
Igreja Católica de Pintadas realiza encontro de preparação para a Campanha da Fraternidade 2017 Igreja Católica de Pintadas realiza encontro de preparação para a Campanha da Fraternidade 2017 Reviewed by VR14 on 19:10 Rating: 5

Destaque

Muita tradição e fé na Semana Santa em Mairi