VI Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas promove o protagonismo feminino em Conceição do Coité


Na sexta-feira, 17 de março, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB) promoveu o VI Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, pela primeira vez no interior do estado, na cidade de Conceição do Coité, atendendo à demanda da região e em conformidade com a política de interiorização e democratização do acesso a eventos e serviços do SESCOOP/BA.

O evento reuniu participantes de várias partes da Bahia e teve como tema “O Empreendedorismo das Mulheres no Cooperativismo”, onde foram realizadas diversas reflexões sobre o empoderamento e o protagonismo feminino na gestão e na liderança de cooperativas.

Para Vandalva Oliveira, coordenadora pedagógica do Movimento de Organização Comunitária (MOC) e presidenta do Sicoob Coopere, o encontro trouxe uma reflexão sobre as mulheres que mudam o mundo.
“Este encontro, desde de sua primeira edição é um momento muito importante para  nós mulheres, discutirmos questões relacionadas as nossas lutas a nossas vidas, ao empoderamento feminino, ao empreendedorismo, a capacidade de se auto organizar e da cooperação feminina e, isso nos traz uma reflexão de mulheres que mudam o mundo, o que é mais importante. O cooperativismo transforma vidas, porque toda comunidade tem sua história de luta, mas depois de uma cooperativa renasce uma história completamente diferente e isso é o que nos orgulha, nos ajuda a ter força de nunca desistir”. Ressaltou Vandalva.

O Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, foi um evento que proporcionou reflexões, análises e debates sobre os desafios enfrentados pelas mulheres frente à gestão de cooperativas, o seu papel no desenvolvimento do cooperativismo e o empreendedorismo feminino.


Para a Conselheira de Ética da OCEB, Sandra Cohim, a mulher tem um papel muito importante no cooperativismo,  que vai bem além de ampliar sua renda.
“A mulher tem um papel bonito e dinâmico em qualquer lugar onde ela esteja, e dentro do cooperativismo não poderia ser diferente, cada vez mais o número de cooperadas aumenta e isso acaba tendo uma produção de forma mais humanizada de que as pessoas tenham recursos para ampliar as suas rendas e mais dignidade, melhorando o índice de desenvolvimento no estado”. Afirmou Sandra.

Em entrevista ao VR14, a deputada estadual Neusa Cadore, ressaltou a importância do movimento das cooperativistas.

“É um prazer imenso está participando deste Encontro das Mulheres Cooperativistas do Estado da Bahia, e este ano com uma novidade, um evento promovido pelo SESCOOP junto a OCEB, que está sendo realizado pela primeira vez no interior baiano. Esses encontros e palestras são qualificações, que despertam e animam as mulheres para o empreendedorismo e sabemos que esses bate papos coletivos fortalecem as experiências, o conhecimento das mulheres de modo geral. O cooperativismo vem sendo um instrumento muito importante de repartição de renda e no desenvolvimento das pessoas”.  Disse a deputada.

Dentro da programação foi apresentado um Painel: Mulheres que Transformam – nele foi compartilhado histórias empreendedoras da Associação do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais e Agricultoras Familiares de Santa Luz; do Movimento de Mulheres Trabalhadoras de Quixabeira e da Associação de Mulheres Pintadenses. Experiências que promoveram a participação e interação do público.

“Nós vivemos em uma sociedade onde o machismo é muito forte, mas com ações como essa, as mulheres vem conquistando seu espaço, no entanto precisamos ainda mais de representações em vários espaços para lutarmos por nossos direitos”. Disse Valmira de Souza, presidenta da COOBENCOL de Santa Luz.

Após o debate, a pedagoga Cláudia Moura, proferiu sua palestra sobre o tema “Liderança feminina no cenário cooperativista”, no qual promoveu um momento de descontração entre as participantes.

Finalizando o encontro, o escritor e palestrante nas áreas de educação, motivação e cooperativismo, Fabiano Brum, apresentou a “Palestra Show Motivacional”, que com sua habilidade fez analogias entre temas musicais com o mundo dos negócios.


  A equipe da agência comunicação VR14 produziu uma matéria especial em vídeo que será veiculada a TVE Bahia.


































































Da redação do VR14
Junior Fernandes


Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação