Lula diz que se o PT voltar a governar o país fará mais pela população, durante ato da agricultura familiar em Feira de Santana


No sábado (19), aconteceu na cidade de Feira de Santana um evento, intitulado de “Ato em defesa das políticas públicas da agricultura familiar e convivência com o semiárido,” o qual reuniu agricultores, representantes dos movimento sociais e diversos políticos, dentre eles o ex-presidente Lula que está em caravana pelo Nordeste.

O evento foi realizado pela ASA e pelo Fórum Baiano da Agricultura Familiar
na Estação da Música e segundo os organizadores, participaram cerca de 5 mil pessoas de vários municípios baianos.


De acordo com Celia Firmo, 
diretora geral do MOC uma das instituições  organizadoras do evento, o ato foi organizado para celebrar os avanços da agricultura familiar nos últimos anos e denunciar as percas que o seguimento vem tendo.


“É importante reconhecer os avanços que a agriculta familiar teve a partir dos governos Lula e Dilma, através da lei da agricultura familiar de diversas políticas como PAA, PRONAF, a construção de cisternas, entre outras. E é preciso denunciar que essas políticas de convivência com o semiárido estão sendo destruídas, a gente não ver mais o governo federal investir nessas políticas,” Disse Celia.

Na ocasião Lula afirmou em seu pronunciamento que se o PT voltar a governar o Brasil fará muito mais do que já foi feito pela população e acompanhado da senadora Gleise Hoffman, presidenta nacional do PT, do governador Rui Costa, do ex-governador Jaques Wagner, Lula se disse perseguido.

"Eu sei porque eles estão perseguindo o PT e a mim. Tenho noção. E quero que vocês tenham noção de uma coisa: ‘Eu sou temente a Deus. A única coisa que não sou temente é aos homens. Gosto de resolver tudo democraticamente, conversando, dialogando. Essa gente resolveu infernizar a minha vida. Eu sou daqueles que vou exigir que os meus acusadores provem alguma coisa contra mim, com muita tranquilidade. E se o PT voltar a governar este país, a gente vai fazer mais do que a gente já fez”, disse Lula.



O ex-presidente ainda afirmou que o a população precisa tomar cuidado com o voto nas eleições do próximo ano.

“O povo tem que ficar mais esperto, é preciso saber de que lado eles estão. Não adianta querer melhorar e depois botar uma raposa pra cuidar do galinheiro”, afirmou no último evento da sua caravana pelo Nordeste na Bahia.

No discurso ele disse também que a “elite” tem medo” de que ele comande o país novamente, pois sabe que ele iria “cuidar do povo”.

“A gente aprendeu. Eles sabem que a gente tá maduro agora. Eles sabem que a gente sabe consertar esse pais”, provocou.

O ex-presidente também citou a volta do Brasil ao Mapa da Fome e criticou a taxa de desemprego no país. “14 milhões de desempregados pra eles e só um número. Pra gente, é um ser humano precisando de apoio. Acho que eles não gostam de quem gosta de pobre”, criticou.

Lula ainda voltou a negar que a caravana seja campanha eleitoral antecipada. “A caravana tem como objetivo conversar com o povo. Nosso programa não vai se feito com base em pesquisa eleitoral. A presidenta Gleisi Hoffmann pediu que todo estado elabore um programa, baseado na necessidade de cada estado”, rebateu.

Em outro momento do discurso, o petista falou novamente sobre a ordem judicial que suspendeu a concessão do título Doutor Honoris Causa, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a ele.

Lula criticou a decisão, afirmando que o juiz responsável “dispensou” a autonomia universitária, mas também provocou os opositores.

 “Fizemos um ato muito importante na frente da universidade. E eu fui no Festival da juventude, meu título estava lá. Uma filha de quilombola, uma negra, ela era o meu título  porque ela tinha tirado o diploma, feito doutorado”, exaltou.


A equipe do VR14 produziu uma matéria em vídeo sobre o evento e em breve será divulgada:

Veja as fotos:





























































































Da redação do VR14
Jorge  Henrique e Dell Brandão
Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação