A Copa terá a realização da ONG Rede Pintadas que já atua em todo Território com ações voltadas para agricultura familiar e economia solidária. E de acordo com o presidente da instituição Elias Rios, essa será a primeira ação na área esportiva.
“A Rede Pintadas já apoiou outras ações esportivas, mas
nunca foi realizadora e para nós é muita alegria em iniciar nossa atuação no
futebol feminino, essa Copa é a primeira do estado e esperamos que virão muitas
outras”, afirmou Elias.
A 1ª Copa Jacuípe de Futebol Feminino contará com a participação de 14 equipes, sendo uma por município e segundo a deputada estadual Neusa Cadore, o certamente só está sendo realizado graças há uma grande articulação entre poder público e sociedade civil.
“Isso só é possível devido a muitas parcerias, são 14 município que abraçaram o desafio que é realizar a Copa com os recursos da SUDESB que são pequenos para demanda que a Copa coloca para nós, mas a gente acredita que com o apoio dos prefeitos, dos secretários dos diretores da equipe organizadora dessa competição vai inaugurar um tempo novo, onde vamos colocar no calendário esportivo a copa da mulheres”, disse Neusa.
Assim como a deputada Neusa a vereadora Joilma da cidade de Várzea da Roça, tem como uma das bandeiras do mandato a luta pelos direitos das mulheres e para ela o esporte é uma das ferramentas de inclusão.
“Acredito que a copa vai trazer os holofotes para as mulheres, isso vai fazer com que a gente possa refletir não só com as mulheres que estão no esporte , mas também as mulheres em sua totalidade, principalmente chamando atenção para a igualdade de gênero e o combate a violência que é fundamental para sociedade abraçar essa causa”, disse Joilma.
As seleções foram distribuídas em dois 2 Grupos de acordo a geográfica do Território com sete 7 equipes cada, as quais jogarão entre si, dentro do próprio grupo, classificando-se as quatro primeiras colocadas de cada. E assim ficou o Grupo A; Várzea da Roça, Várzea do Poço, Baixa Grande, São José, Capim Grosso, Serrolândia e Quixabeira. Já o Grupo B; Pintadas, Capela do Alto Alegre, Nova Fátima, Pé de Serra, Riachão do Jacuípe, Ipirá e Gavião.
Para o coordenador geral da Copa Iury Siqueira que esteve à frente das competições masculinas essa será um desafio bem maior.
“As portas para o masculino estão abertas, já para o
feminino a gente encontra apenas janelas semiabertas e além de muita
dificuldade no que diz respeito a patrocínio, estou colocando essa situação
como um desafio, mas são os desafios que nos movem e estou preparado para
assumir mais esse” afirmou Iury.
A competição conta com o apoio do Governo do Estado
através da SUDESB, de Anderson Sousa advogado e da cooperativa de crédito
Sicoob Sertão a qual segundo seu presidente Genelício Santigado, busca através
de apoios como esse fomentar o desenvolvimento da região.
“A gente apoia essas iniciativas porque acreditamos que
através do desenvolvimento social que a gente vai fortalecer a nossa região
como um todo. Tanto na copa masculina como na das meninas nós estamos apoiando
e acreditamos que essa das meninas vai ser uma experiência riquíssima para a
gente fazer e apoiar outros eventos nessa linha não só na área esportiva”,
disse o presidente.
As últimas duas edições da competição masculinas foram realizadas pelo Consórcio Jacuípe, mas dessa vez a instituição entra como parceira na sua realização.

“O convênio foi com a Rede Pintadas mas o Consórcio está diretamente ligado na realização e essa parceria é em prol do empoderamento e inclusão social da mulher através do esporte,” afirmou Silbaney.
As últimas duas edições da competição masculinas foram realizadas pelo Consórcio Jacuípe, mas dessa vez a instituição entra como parceira na sua realização.
“O convênio foi com a Rede Pintadas mas o Consórcio está diretamente ligado na realização e essa parceria é em prol do empoderamento e inclusão social da mulher através do esporte,” afirmou Silbaney.
Em entrevista ao VR14, o vice-prefeito e anfitrião Milton Filho avaliou como bastante positivo abertura da Copa.
“Foi um prazer enorme estar sediando esse lançamento Copa e em ver a alegria das pessoas participando. No lançamento da masculina em Ipirá eu disse que a gente tinha que oportunizar aos nossos jovens outros esportes além do futebol e agora eu digo mais, que temos que criar oportunidades iguais tanto para os homes quanto para as mulheres,” concluiu Milton.
Além do cerimonial também foram entregues as fardas e materiais esportivos para as atletas e dirigentes esportivos.
Participaram também da atividade Margarida, representante da Secretaria de Mulher, Vania representante da Secretaria Trabalha Emprego e Renda, Júlio representou da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), além do prefeito de Várzea da Roça Loury e os vereadores do município Odailton e Jamilson.
A abertura da competição será no próximo domingo (19) na cidade de Serrolândia com 3 jogos do Grupo iniciando as 10H com Serrolândia X Várzea Do Poço, as 15h Quixabeira X São J. do Jacuípe e as 16h15 Várzea da Roça X Baixa Grande.
Da redação do VR14
Jorge Henrique