Pé de Serra comemora 33 anos de emancipação política



No dia 20 de março, o município de Pé de Serra, comemorou 33 anos de emancipação política com muita festa, atividades esportivas dentre elas a final da copa cidade onde o Bahia do Bento foi campeão. Além da realização de uma missa e atos cívicos, foi celebrado algo muito importante para os de Pé-de-serrenses, a sua história.
Conta-se que por volta de 1745, três irmãos portugueses explorando uma vasta região em busca de terras férteis, acamparam próximo a Riachão do Jacuípe, na época, uma fazenda de gado. Certa vez continuando o trabalho exploratório, levaram consigo uma cadela que se perdeu, reaparecendo dias depois no acampamento. Deram a ela água e comida. Surpreendendo a todos, a cadela comeu o alimento oferecido, mas não bebeu a água embora fosse tempo de seca.

Desconfiados, passaram a observá-la. Algum tempo depois perceberam a cadela entrar em uma moita de gravatá e de lá sair toda molhada. Dessa forma foi descoberto um poço minadouro, ao qual deram o nome de Brejo do Pé de Serra (daí veio nome Pé de Serra).

Elevado à categoria de município com a denominação de Pé de Serra, pela Lei n.º 4.411, de 19-03-1985, desmembrado de Riachão do Jacuípe. Sede no atual distrito de Pé da Serra (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1986. Em divisão territorial datada de 1988, o município de Pé de Serra é constituído do distrito sede.





























 

















 


















 





































 






















 







































 


























Da redação do VR14
Jorge  Henrique e Joyres Lima
Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação