11 ª Festa do Licuri é realizada no município de Capim Grosso



11° edição da Festa do Licuri, que teve início no sábado (18), na comunidade de Mata Do Estado,  no município de Capim Grosso, no Território da Bacia do Jacuípe. Com muita festa, música e animação, produtores de licurizeiros da região estiveram reunidos, até este domingo (19), para promover o fruto que é considerado o ‘Ouro do Sertão’. 

Por toda a parte foi possível ver pés de licurizeiros que enfeitavam o local naturalmente. O aroma natural exalava por todos os cantos e o sabor do fruto foi degustado nas mais inusitadas receitas. No centro da comunidade, uma exposição com uma grande variedade de produtos derivados do licuri, a exemplo do licor, farinha, bolo, azeite, doces, geleias, além do licuri in natura e caramelizado estão entre as iguarias comercializadas no local, que expressa o potencial do fruto. Também foi possível encontrar artesanato feito com a palha da planta. como já é tradição o concurso das rainhas do Licuri não podia faltar. Renata Santana de 15 anos, estudante da Escola Família Agrícola foi a vencedora. 
                 

O evento tem o objetivo de dar visibilidade aos potenciais naturais existente no semiárido, resgatar a cultura regional, preservar e replantar os licurizais, promover um espaço de relações comerciais e troca de conhecimentos, além da valorizar o licuri como importante produto para a segurança alimentar e geração de renda para agricultores familiares e para a economia do estado.


A festa é uma iniciativa da Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes)e teve como apoio principal a Associação de Pequenos Agricultores da Mata do Estado, instituição formada por agricultores e agricultoras familiares, organizados em grupos comunitários de produção, que possuem o licuri como o fator principal das suas atividades produtivas.

O evento contou com o apoio de diversas entidades locais e regionais, tais como: a CAR- Companhia de Desenvolvimento Rural, Prefeitura Municipal de Capim Grosso, a AEC-TEA Associação Cultural, o IFBA- Instituto Federal da Bahia, a Contorno FM, SLOW FOOD, a ACACACG - Associação Comercial de Capim Grosso.
A equipe do VR14 produziu uma matéria em vídeo e logo mais será divulgada.
Da redação do VR14
Cleiton Mellk/Lídia Novaes 


Vejas as fotos:
eja todas as fotos: 



Para baixar as fotos em boa qualidade no celular acesse a matéria através do navegador, click sobre a imagem, em seguida click na opção baixar imagem ou fazer download da imagem.

 No computador click com o botão direito do mouse sobre a foto, em seguida click em salvar imagem.













































































Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação