Curso de Agroecologia fortalece práticas sustentáveis e valoriza saberes tradicionais em Pintadas-BA

 
















Curso de Agroecologia promove saberes e práticas sustentáveis na Comunidade Lameiro, em Pintadas-BA

Nos dias 3, 4 e 5 de junho de 2025, a Comunidade Lameiro, no espaço Quiosque Vida na Roça, em Pintadas-BA, foi palco de um importante curso de Agroecologia, reunindo cerca de 25 participantes entre agricultores, técnicos e lideranças locais.

A iniciativa foi promovida pelo Centro Rural de Desenvolvimento Agropecuário, em parceria com a BAHIATER (Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural), e teve como facilitador o Engenheiro Agrônomo Edvaldo Santos Reinaldo Filho. O curso teve como foco o fortalecimento da agricultura familiar a partir de práticas sustentáveis e respeitosas com o meio ambiente.

Durante os três dias de formação, os participantes aprenderam na teoria e na prática a preparar composto orgânico e bio gel, também discutiram receitas naturais de combate a pragas, valorizando os saberes tradicionais e os conhecimentos técnicos voltados à agroecologia.

Além das atividades práticas, o curso contou com momentos de reflexão e troca de experiências entre os presentes. O diretor-presidente do Centro Rural, Florisvaldo Guimarães, destacou a importância da formação para o fortalecimento das comunidades rurais:

“O Centro Rural é uma instituição que visa levar às comunidades rurais formação, assistência técnica e tecnologias, com o intuito de promover o desenvolvimento social e econômico das famílias, buscando a segurança alimentar e produzindo sustentabilidade ambiental nos meios de produção”, afirmou Florisvaldo.

O Engenheiro Agrônomo Edvaldo Reinaldo Filho, da BAHIATER, também reforçou o papel da agroecologia no campo:

"O objetivo central do evento é sensibilizar o público interessado para a construção do conhecimento ecológico, que servirá como alicerce para o despertar de uma consciência agroecológica. Essa consciência, que é individual e nasce do entendimento crítico da realidade, é o que garante a verdadeira autonomia do pensamento.

A partir desse entendimento, torna-se possível promover a produção de alimentos seguros, a preservação ambiental, a sustentabilidade econômica e social, além de fortalecer a resiliência e a autonomia dos agricultores e agricultoras familiares, com menor dependência do mercado de insumos agroquímicos.

Isso contribui para a permanência das populações na zona rural e para a proteção do nosso planeta". Reafirmou Edvaldo.


O agricultor Adelson Santos, que recebeu o grupo em sua propriedade, relatou a importância do curso para sua prática agrícola:

“Foi muito bom ter participado desse evento. Eu já fazia uma produção natural, mas agora, com as orientações de Edvaldo, principalmente sobre os insumos naturais, vou melhorar e muito a minha produção. Esse curso foi muito importante para minha propriedade e minha família. Daqui pra frente, só vou plantar assim”, declarou Adelson.

Ao final do curso, todos os participantes receberam certificados de conclusão, simbolizando não apenas o aprendizado, mas o compromisso com uma agricultura mais consciente e sustentável.

O evento também contou com a presença de autoridades locais, como o Secretário de Agricultura de Pintadas, Gervásio Nunes, e os vereadores Aldo Arruda, Adailane e Diego, estavam presentes também o ex. vereador Léo Machado e o ex. Secretaria de Agricultura Edemário Marques, que reafirmaram o apoio a iniciativas que promovem o desenvolvimento rural com responsabilidade ambiental.

Postagem Anterior Próxima Postagem