Pesquisa Quaest aponta Lula à frente em todos os cenários de 2º turno em 2026

 

A primeira pesquisa Quaest de 2026, divulgada nesta quarta-feira (14), mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando todos os cenários de segundo turno testados contra possíveis adversários da oposição. As vantagens variam de cinco a 20 pontos percentuais, dependendo do nome confrontado.

O cenário mais equilibrado é contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Nessa simulação, Lula aparece com 44%, enquanto Tarcísio soma 39%, uma diferença de cinco pontos. Em relação à pesquisa anterior, realizada em dezembro, Lula oscilou de 45% para 44%, enquanto Tarcísio cresceu de 35% para 39%.

Contra Flávio Bolsonaro (PL) e Ratinho Júnior (PSD), a vantagem do presidente é de sete pontos percentuais. No confronto com Flávio Bolsonaro, Lula tem 45%, ante 38% do senador. Já contra Ratinho Júnior, o presidente registra 43%, enquanto o governador do Paraná aparece com 36%.

A maior vantagem foi registrada no cenário entre Lula e Renan Santos (Missão), em que o presidente lidera por 20 pontos, com 46%, contra 26% do adversário.

A pesquisa simulou disputas de segundo turno entre Lula e sete possíveis candidatos: Flávio Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ratinho Júnior (PSD), Ronaldo Caiado (União Brasil), Romeu Zema (Novo), Aldo Rebelo (Democracia Cristã) e Renan Santos (Missão).

Os pesquisadores ressaltam que as candidaturas ainda não são oficiais. Os partidos devem confirmar os nomes entre julho e agosto, durante as convenções partidárias, com prazo final de registro na Justiça Eleitoral até 15 de agosto.

Postagem Anterior Próxima Postagem