Zeide da Farmácia lança sua pré-candidatura a prefeita de Pé de Serra

O Dia Internacional da Mulher, 08 de março, em Pé de Serra município do território da Bacia do Jacuípe ficou marcado também como o dia do lançamento da pré-candidatura de Zeide da Farmácia (União Brasil) como candidata da oposição a prefeita.

Foto: Raimundo Mascarenhas

O município que no próximo dia 20 completa 39 anos de emancipação política e administrativa, jamais teve uma mulher no comando e Zeide surge como forte favorita a quebrar esta hegemonia masculina, um fato positivo na hegemonia é que a maioria dos gestores foi do grupo que apoia Zeide, a começar por Piroquinha primeiro prefeito. O último gestor do grupo foi Antônio Joilson, esposo de Zeide, que governou Pé de Serra de janeiro de 2017 a dezembro de 2020.

Lançamento da pré-candidatura

Foto: Raimundo Mascarenhas

A grande quantidade de pessoas presente na  Arena Canuta, localizada ao lado do portal da cidade pode ser considerado o prenúncio de outros grandes encontros nesta pré e durante toda campanha. O ato contou diversas lideranças locais da sede e zona rural e também de fora do município, a exemplo do deputado federal Paulo Azi, prefeito de Camaçari Elinaldo Araújo, Carlos Matos prefeito de Riachão do Jacuípe, vereador de Riachão Raimundo Chuá, todos do União Brasil partido de Zeide. O deputado federal Luciano Araújo (Solidariedade) também marcou presença.

Quatro nomes concorrem a vaga de vice

A pré-candidata do PSDB eide Araújo não esteve presente | Fotos: Raimundo Mascarenhas

O nome de Zeide já está mais que confirmado como cabeça de chapa da oposição, a disputa interna agora fica em torno dos nomes de Altemar da Conecta (Solidariedade), Gil de Vardinho (PR), Miinho de Piroquinha (União Brasil) e Iraneide Araújo (PSDB). O nome que estiver em melhor condições de concorrer após realização de pesquisas será efetivado durantes as convençoes partidárias que acontece entre os dias 20 de julho e 5 de agosto.

Deputados e prefeitos do União Brasil saíram de Pé de Serra emplogados com grande aceitação popular pelo nome de Zeide

Paulo Azi, Luciano Araújo, Carlos Matos e Elinaldo Araújo | Foto: Raimundo Mascarenhas

O deputado Paulo Azi enalteceu o município de Pé de Serra onde segundo ele começou sua trajetória polítca a quase 22 anos, tendo sido apresentado pelo então prefeito Zé de Durval. “E durante esse tempo sempre tive o reconhecimento do povo dessa terra, já se passaram seis eleições e sempre os eleitores de Pé de Serra me deram votações que foram fundamentais para minha eleição.”

Paulo Azi diz que tem gratidão histórica por Pé de Serra e gabinete está de portas abertas para continuar ajudando | Foto: Raimundo Mascarenhas

O parlamentar disse que Zeide não podia ter escolhido melhor data (08 de março) pra lançar sua pré-candidatura que segundo ele, sem dúvidas, será vitoriosa e que a partir de primeiro de janeiro de 2025, Pé de Serra terá pela primeira vez uma mulher na gestão do município. Ele colocou seu gabinete em Brasilia a disposição e vai lutar muito em busca de convênios e destinará recursos de emendas parlamentares para que Zeida corresponda toda expectativa da população.

Foto: Raimundo Mascarenhas

O deputado estadual Luciano Araújo garantiu o apoio do Solidariedade partido o qual preside na Bahia, a pré-candidatura de Zeide, e demonstrou seu desejo que a chapa tenha seu partido na vice e menciou o nome de Altemar da Conecta.

Elinaldo fez um discurso breve contando sua trajetória politica tendo sido eleito vereador de Camaçari mais votado da história, se tornou prefeito do município e está a disposição de Zeide para qualquer tipo de orientação quando ela chegar a gestão.

Grande público se manteve até o fim do evento | Foto: Raimundo Mascarenhas

Carlinhos Matos não escondeu que tem lado em Pé de Serra, respeita os adversários, lembrou que Pé de Serra se desmembrou de Riachão e sempre torceu e marcou presença em eventos do grupo que apoia a pré-candidatura de Zeide que segundo ele tem grande capacidade e competência de gestão.

Zeide fez um discurso breve e objetivo

Ex-prefeito Antônio Joilson ouviu atentamente o discurso ds esposa | Foto: Raimundo Mascarenhas

A pré-candidata Zeide da Farmácia muito provavelmente sensivel as pessoas que já estavam há horas sentadas, muitas delas precisando se deslocarem para suas casas na zona rural, fez um discurso breve e objetivo.

Disse que ali estava colocando seu nome para futura candidatura pensando em dias melhores para o setor de saúde, “uma saúde que a gente tem até vergonha na maioria das vezes, você chega na secretaria e nem sempre encontra médico”.

Foto: Raimundo Mascarenhas

Falou também da falta de incentivo ao esporte: “O nosso esporte tem tanto talento e está esquecido.Temos que resgatar tudo isso”.

Festas culturais e educação não são diferentes: A gente ver as nossas festas culturais cada vez mais esquecidas, em relação a educação a gente regrediu, tinhamos faculdade e hoje em dia não existe. Educação é a base de tudo, a gente sabe que pra ser um bom profissional precisa ter um bom professor.

Foto: Raimundo Mascarrenhas

Zeide lamentou a falta de alimento para um parte da população e disse que “cada um da gente tem que tem que buscar políticas públicas para ajudar o nosso povo. Não é só uma cesta básica, o povo precisa de dignidade e de respeito”, recebendo os aplausos do público presente. Ela completou dizendo que está ali por entender que tem capacidade para colocar tudo isso em prática.

Fonte: Calila Notícias

Postagem Anterior Próxima Postagem
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação
VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação